top of page

Assessoria de Imprensa como estratégia para uma expressão eficaz

  • Foto do escritor: Camila Aranha
    Camila Aranha
  • 21 de fev.
  • 3 min de leitura

Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício
Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício

Camila Aranha - Artigo de Opinião


No mundo dinâmico da comunicação, a forma como nos posicionamos deve ser pensada como mais uma estratégia para o sucesso. Ocupar espaço e credibilidade nos veículos certos é um diferencial competitivo. É nesse contexto que a assessoria de imprensa se destaca como uma estratégia para garantir uma expressão eficaz.


Assessoria de imprensa vai além do simples envio de textos para jornalistas. Ela constrói narrativas, posiciona ideias e cria conexões estratégicas entre você e o público. Cada entrevista concedida, cada artigo publicado e cada menção positiva são peças que formam um mosaico de credibilidade e relevância.


O trabalho de um assessor envolve a criação de pautas interessantes e o acompanhamento dos assuntos de especialidade do assessorado. Quem decide investir em assessoria de imprensa deve escolher um jornalista que confia e dar espaço para que ele tenha autonomia na escolha dos temas, estrutura dos textos, seleção dos veículos, entre outros detalhes que fazem parte do trabalho do assessor.


Na foto que escolhi para ilustrar este artigo, eu estava na assessoria de imprensa do Detran-MA, na campanha de divulgação do Maio Amarelo, e no registro da selfie estão colegas jornalistas de 4 emissoras de TV diferentes. Eu gosto desta foto porque ela serve para mostrar como o relacionamento do assessor é imprescindível para um bom posicionamento do assessorado na mídia.


Diferentemente da publicidade, onde se paga por um espaço na mídia, a assessoria de imprensa conquista espaço por meio do interesse jornalístico. Quando um veículo respeitado publica uma notícia sobre um projeto, empresa ou profissional, essa menção carrega um peso de credibilidade que dificilmente pode ser alcançado por um anúncio pago.


O público percebe a informação vinda da imprensa como fonte de conhecimento e utilidade pública. Assim, a assessoria ajuda a fortalecer a reputação, consolidar a imagem institucional e construir um relacionamento de longo prazo com a mídia e a sociedade.


Embora a assessoria de imprensa tenha um impacto muitas vezes intangível, seus resultados podem – e devem – ser medidos. Monitoramento de publicações, análise de alcance e valoração são algumas das métricas que mostram a eficácia do trabalho.


Já estive a frente de campanhas que conquistaram tantos espaços na mídia que a soma dos espaços chegou a R$ 20 milhões, quando comparado ao mesmo espaço ocupado por publicidade. Quase sempre, o investimento em uma campanha de assessoria de imprensa gera um retorno dezenas de vezes maior que o valor pago pelo assessorado. É extremamente vantajoso.


A assessoria de imprensa tira o assessorado do anonimato. A pessoa pode ter uma presença digital forte nas redes sociais, um site bem estruturado, mas se não há uma matéria sobre ela na mídia, ela muitas vezes não é considerada relevante.

Coloque o nome de algum profissional que admira em um dispositivo de busca, se aparecer uma manchete em jornal relevante ou uma entrevista para um programa de TV, você é impactado de forma diferente, passa a sentir uma certeza maior sobre a autoridade e importância da pessoa pesquisada.


Além disso, a visibilidade conquistada na mídia pode ser utilizada estrategicamente em campanhas de marketing, redes sociais e canais de comunicação institucionais, ampliando ainda mais o retorno sobre o investimento.


A assessoria de imprensa é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ou profissional que deseja se destacar e se comunicar de forma eficaz. Em um mundo onde a informação se propaga rapidamente, ser bem posicionado na mídia é um diferencial que constrói credibilidade e gera resultados concretos.


Mas lembre-se, é um trabalho de formiguinha. Não adianta fazer um investimento em assessoria por três meses, aparecer em vários espaços e sumir. Parar de fazer assessoria de imprensa e desaparecer pode prejudicar a imagem construída. Assessoria de imprensa deve ser uma estratégia feita com constância.



Acesse no Instagram: @camila.aranha

Comments


bottom of page