top of page

Brasil fecha acordo de venda de aeronaves da Embraer para o Japão por R$ 9,2 bilhões

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 26 de mar.
  • 1 min de leitura


Na última quarta-feira (26), Brasil e Japão fortaleceram sua parceria comercial com a assinatura de um contrato de R$ 9,2 bilhões para a aquisição de até 20 aeronaves da Embraer pela All Nippon Airways (ANA). A formalização ocorreu durante o Fórum Empresarial Brasil-Japão, realizado em Tóquio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


O acordo prevê a compra inicial de 20 jatos comerciais modelo E190-E2, com possibilidade de mais cinco unidades. As primeiras aeronaves serão entregues a partir de 2028, em um movimento que reforça a alta demanda por passageiros no Japão e a reputação da Embraer no mercado global de aviação.


Lula destacou a importância do acordo, ressaltando a qualidade dos jatos da Embraer, que ocupa a terceira posição mundial no setor. Já o ministro Silvio Costa Filho apontou o impacto positivo na geração de empregos no Brasil, além de anunciar a revisão de um antigo acordo de cooperação sobre transportes aéreos, firmado na década de 1960.


Atualmente, a Embraer já opera com 48 jatos E-Jets E1 no Japão, consolidando sua presença no país. O acordo com a ANA reforça o potencial da fabricante brasileira no mercado internacional, enquanto o Brasil e o Japão se preparam para celebrar 130 anos de relações diplomáticas em 2025.

Comments


bottom of page