Cosern desativou quase 5 mil "gatos" com a Operação Varredura
- Redação
- 11 de mar.
- 1 min de leitura
O furto de energia é considerado crime, com pena de até oito anos de reclusão, e pode ser denunciado de forma anônima pelo telefone 116.

A Neoenergia Cosern divulgou o balanço da "Operação Varredura" referente a 2024, que resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia desviada em todo o estado. Realizada em parceria com as polícias Civil e Militar, a ação teve como objetivo combater o furto de energia elétrica, com a identificação e desativação de 4.868 fraudes após 21 mil inspeções.
Esse volume de energia recuperada seria suficiente para abastecer o Rio Grande do Norte por um dia ou um município de porte médio, como Caicó, Macau ou Pau dos Ferros, por um mês. A operação também inclui ações como a "Operação Sucata", que, em fevereiro, levou à prisão de dois responsáveis por desvio de energia no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.
A gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, Ângela Barreto, afirmou que a empresa tem investido em sistemas de monitoramento mais eficientes para reduzir fraudes, que, além de representar risco à segurança, também prejudicam o fornecimento de energia e podem danificar aparelhos eletrônicos. O furto de energia é considerado crime, com pena de até oito anos de reclusão, e pode ser denunciado de forma anônima pelo telefone 116.
Comments