top of page
  • Foto do escritorJosé Patrício

Desemprego volta a subir em janeiro e atinge 8,3 milhões de brasileiros


A  taxa de empregados com carteira assinada no setor privado aumentou para 37,9 milhões, representando um acréscimo de 3,1% em relação ao ano anterior/ Produção: BlogodoBG / Foto: Edu Garcia

 A taxa de empregados com carteira assinada no setor privado aumentou para 37,9 milhões, representando um acréscimo de 3,1% em relação ao ano anterior/ Produção: BlogodoBG / Foto: Edu Garcia


Após registrar nove trimestres consecutivos de queda, a taxa de desemprego no Brasil apresentou um aumento, atingindo 7,6% no período entre novembro de 2023 e janeiro deste ano, conforme dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (29).


Embora esse índice represente o menor nível para o mês desde 2015, ainda há 8,3 milhões de brasileiros desempregados, mantendo-se estável no trimestre e registrando uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior, equivalente a 703 mil pessoas.


O número de ocupados, totalizando 100,5 milhões, cresceu 0,4% no trimestre e 2,0% no ano. Enquanto isso, a massa de empregados com carteira assinada no setor privado aumentou para 37,9 milhões, representando um acréscimo de 3,1% em relação ao ano anterior, esse número inclui os trabalhadores domésticos, enquanto o contingente de empregados sem carteira assinada se manteve estável no trimestre e registrou um aumento de 2,6% no ano, totalizando 13,4 milhões.


Este cenário remete ao período de profunda crise econômica enfrentada pelo país entre o final de 2015 e o início de 2017, marcada por quedas expressivas no PIB trimestral, que chegaram a atingir 4,5%. Em comparação, a retração durante a pandemia foi de 3,3%, no final de 2020.


0 comentário

Comments


bottom of page