Eclipse Lunar: Lua de Sangue poderá ser visível na madrugada desta sexta (14)
- Redação
- 13 de mar.
- 1 min de leitura
Não é necessário equipamento especial para observar o fenômeno, mas o uso de binóculos pode proporcionar uma visão mais detalhada

Na madrugada desta sexta (14), um eclipse lunar total poderá ser observado em diversas regiões do Brasil. O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que o satélite natural passa completamente pela sombra da Terra, chamada umbra.
A coloração avermelhada da Lua durante o eclipse acontece porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, tem suas cores de comprimento de onda mais curto, como azul e violeta, dispersadas. Já as cores de maior comprimento, como vermelho e laranja, chegam até a Lua, conferindo o tom característico do evento, segundo a Nasa.
O eclipse terá início às 0h57 (horário de Brasília), com a fase parcial prevista para as 2h10 e o ápice do fenômeno às 3h26. O evento deve se encerrar por volta das 5h48. A visibilidade dependerá das condições meteorológicas, sendo ideal um céu limpo e pouca poluição luminosa.
Segundo a Nasa, não é necessário equipamento especial para observar o fenômeno, mas o uso de binóculos pode proporcionar uma visão mais detalhada.
Recomendações
Para observar o eclipse lunar tota , procure um local com céu limpo e pouca poluição luminosa.
Não é necessário equipamento especial, mas binóculos podem aprimorar a experiência. Caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis, diversas plataformas online transmitirão o evento ao vivo.
Comments