top of page
Foto do escritorJosé Patrício

Festival promove teatro potiguar com programação gratuita em novembro


Foto: Wallacy Medeiros


Realizado pela GODIVA Produções e idealizado pelo Grupo Interferências de Teatro, o Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar promove sua segunda edição com entrada gratuita em novembro. A programação inclui bate-papo, roda de conversa, ação de mediação teatral, oficina, workshops e mostras de processo, além de espetáculos teatrais, exposição visual e feirinha criativa.


Idealizado em 2020, o festival surgiu inicialmente como a pesquisa artística pensada para promover o protagonismo dos grupos, artistas e produtores jovens e independentes do teatro local. Sua 1ª edição presencial aconteceu em novembro de 2022 com atividades artísticas e empreendedoras realizadas no Espaço A3, na Ribeira, e atividade formativa realizada no Departamento de Artes da UFRN. Foram quatro dias de atividades com quatro espetáculos teatrais de Natal, além de feirinha criativa, exposição visual e um bate-papo formativo para artistas e grupos jovens.


A produtora do festival, Thayanne Percilla, expressa sua alegria com o crescimento do evento, que chega à sua segunda edição. "É uma enorme satisfação realizar a segunda edição do Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar. Este projeto é um verdadeiro ato de empoderamento para nós, artistas em início de carreira. Ele surgiu do nosso grupo, o Grupo Interferências de Teatro, que recentemente completou sete anos, e visa promover uma grande troca entre os coletivos jovens", afirmou.


Thayanne ressaltou que esta edição superou as expectativas iniciais. "Estamos surpresos com o alcance do festival, que agora inclui coletivos de fora de Natal, ampliando nossas possibilidades de colaboração e diálogo. O festival representa, acima de tudo, o nosso ato de coragem!"


Programação em quatro polos


A segunda edição do Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar acontecerá de forma presencial e gratuita, de 1º a 10 de novembro de 2024, em diferentes polos das quatro zonas de Natal. O evento amplia suas atividades formativas, incluindo bate-papos, rodas de conversa, mediação teatral, oficinas, workshops e mostras de processos.


Um dos principais destaques desta edição é a realização das ações artísticas e empreendedoras no Teatro Alberto Maranhão, parceiro e apoiador do evento, um espaço histórico do Rio Grande do Norte que tem sido pouco utilizado por artistas e grupos jovens da região devido à escassez de oportunidades. O festival busca, assim, reparar essa situação, permitindo que o Teatro Alberto Maranhão acolha um maior número de pessoas e aumente a visibilidade dos artistas, grupos e produtores jovens participantes. O Festival também será realizado no TECESol, DEART-UFRN, Sede do Coletivo A Gente, Educa-UERN, Casa Vermelha e na Vila de Ponta Negra.


Outra inovação importante é a acessibilidade em Libras – Língua Brasileira de Sinais, que estará presente na maioria das atividades artísticas, sendo promovida pela empresa Dialógica Acessibilidade.


Além das apresentações teatrais, o festival contará com uma exposição visual coletiva, reunindo a participação de cinco artistas e grupos jovens de teatro. A feirinha criativa também continuará a ser uma atividade empreendedora do evento, promovendo a sustentabilidade dos artistas e grupos envolvidos na programação. Em 2024, mais de 70 artistas e produtores independentes de teatro estarão envolvidos na organização e realização do festival.


A 2ª edição do Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar é uma produção da GODIVA Produções com idealização do Grupo Interferências de Teatro. Apoio: Teatro Alberto Maranhão, DonaNá Espaço Festa, Casa Vermelha, mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas e mandato da Vereadora Brisa Bracchi. Realização: Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.


As atividades da 2ª edição acontecem em parceria com: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e LABMASK – Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras da UFRN, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN Centro Histórico e Núcleo de Arte – NUARTE Centro Histórico, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e Educa – Escola de Extensão da UERN, TECESol – Território de Educação, Cultura e Economia Solidária e Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, Coletivo A Gente, Solar Escola de Arte e Conselho Comunitário de Ponta Negra.


SERVIÇO:

Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar

01 a 10 de novembro de 2024

Bate-papo, roda de conversa, ação de mediação teatral, oficina, workshops e mostras de processo, espetáculos teatrais, exposição visual e feirinha criativa.

Locais: Teatro Alberto Maranhão, TECESol, DEART-UFRN, Sede do Coletivo A Gente, Educa-UERN, Casa Vermelha e na Vila de Ponta Negra.

Acesso gratuito

Acessibilidade em Libras – Língua Brasileira de Sinais, promovida pela empresa Dialógica Acessibilidade.

0 comentário

Comments


bottom of page