O ano começou e é hora de se expressar
- Camila Aranha
- 6 de mar.
- 2 min de leitura

O Carnaval acabou! A foto que ilustra este artigo é de um dos dias de folia que encarei nesta temporada. Bloco do Alceu Valença, em São Paulo, tudo de bom!
Depois de dias de bloquinhos, glitter que não sai nem com reza braba e um bom exercício de criatividade, a cada fantasia, chegou aquele momento clássico, agora, o ano começa de verdade! E com ele, vem a necessidade de correr atrás dos objetivos. Mas como fazer isso sem saber se comunicar? Afinal, de nada adianta uma grande ideia se ninguém entende o que você quer dizer.
A comunicação não se limita a falar bem ou escrever corretamente. Ela está no jeito como contamos histórias, explicamos algo e orientamos alguém para que faça alguma tarefa. Transmitir conhecimento não exige diploma ou palavras rebuscadas, mas sim clareza, empatia e jogo de cintura. Quem se expressa bem transmite melhor suas ideias e ainda evita aquele famoso “não era isso que eu quis dizer”.
Com o fim do Carnaval, me sinto provocada a agir. E nesta quinta-feira, 6, acordei com a previsão do zodíaco para meu signo, peixes, bem conectada à ideia de partir pra ação. O horóscopo disse que a Lua Crescente está em Gêmeos, servindo de empurrão, quando o assunto é comunicação.
A previsão também falou que quando partilhamos o que sabemos, as ideias tomam forma, os projetos nascem e ganham o mundo. Eu sempre refleti sobre a habilidade de transformar ideias em realidade e como a comunicação é fundamental nesse processo. Por isso, separei algumas dicas para quem quer fazer esse ano acontecer:
Empatia – Não adianta falar difícil para quem quer algo simples ou simplificar demais para quem quer profundidade. Adapte seu jeito de se comunicar conforme a situação.
Conte histórias – Todo mundo ama uma boa história! Use exemplos, experiências pessoais ou metáforas para tornar suas ideias mais envolventes e fáceis de entender.
Pratique a oralidade – Falar bem é treino. Grave áudios, converse com o espelho, participe de reuniões e troque experiências. Quanto mais você pratica, mais natural fica.
Seja claro e direto – Enrole menos, diga mais. Quanto mais objetiva for sua mensagem, maior a chance de ser compreendido.
Confie na intuição – Às vezes, a lógica não resolve tudo. O feeling e a experiência contam muito na hora de transmitir conhecimento.
O ano já começou (de verdade agora), então nada de deixar seus projetos para depois! A comunicação é uma ferramenta poderosa e, quando bem utilizada, abre portas, constrói conexões e impulsiona oportunidades. Bora tirar as ideias do papel e colocá-las em prática?
Acesse no Instagram: @camila.aranha
Comments