top of page

Pedro Velho terá sua terceira eleição de prefeito em menos de 4 anos neste domingo (3)


Chapa eleita terá mandato tampão até o fim de 2024 / Reprodução: Google

Chapa eleita terá mandato tampão até o fim de 2024 / Reprodução: Google


Após uma série de anulações de candidatos desde as eleições municipais de 2020, Pedro Velho, cidade no interior do Rio Grande do Norte, se prepara para sua terceira eleição de prefeito em menos de quatro anos, marcada para o próximo domingo (3).


O candidato eleito assumirá uma gestão tampão (extensão do período normal de um mandato, destinado geralmente a evitar instabilidade política) até o final de 2024, já que novas eleições municipais estão programadas para outubro, seguindo o calendário eleitoral regular. Esta será a quarta eleição no município em um período de quatro anos. A cidade conta com mais de 11 mil eleitores aptos para votar.


Os candidatos registrados incluem: João Celso Targino (MDB), um pecuarista de 64 anos concorrendo a prefeito, com Ananilda Barbosa (PSDB) como candidata a vice-prefeita, além de Júnior Balada (União Brasil), um empresário de 41 anos, concorrendo a prefeito, com Jader Marques (União Brasil) como candidato a vice.


Histórico desde 2020

O histórico eleitoral da cidade mostra uma eleição regular em que Derjelane Macedo (PSDB) e Inácio Costa (PSDB) foram eleitos como prefeita e vice, mas a chapa foi cassada pela justiça eleitoral por abuso de poder político em março de 2022, levando à necessidade de novas eleições.


Em uma eleição suplementar realizada em novembro de 2022, Edna Lemos (PSB), onde a mesma já estava no cargo interinamente por ser a então presidente da Câmara Municipal e foi eleita com 51% dos votos para o Poder Executivo, e Rejane Costa foram eleitas como prefeita e vice, mas sua chapa foi cassada em setembro de 2023 por abuso de poder econômico, resultando na atual necessidade de uma nova eleição.


Desde setembro de 2023, a cidade é administrada interinamente por Francisco Gomes (Pros), presidente da Câmara Municipal, que permanecerá no cargo até Pedro Velho ter sua terceira eleição de prefeito no dia 3 de março, quando um novo prefeito será escolhido para uma gestão tampão até dezembro de 2024.



Comments


bottom of page