top of page

Podcasts: uma boa escolha na hora de se expressar

  • Foto do escritor: Camila Aranha
    Camila Aranha
  • 11 de fev.
  • 2 min de leitura
Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício
Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício

Camila Aranha - Artigo de Opinião


Eu comecei no rádio e quando surgiu o podcast, pensei comigo que o formato tornou possível e acessível para todo mundo ter a experiência de fazer rádio.


O tempo no rádio passa de maneira diferente e ele permite muito o improviso e o bate papo. Cinco segundos de silêncio no rádio parecem uma eternidade. O mesmo acontece no podcast.


Em 2024, dei minha primeira entrevista para um canal de podcast e a conversa fluiu. Num piscar de olhos, a gente já estava há uma hora falando de comunicação.


Também descobri no podcast, espaço para testar outros produtos. Em 2024, estive em dois projetos de produção para podcast, um tinha como foco a criação de boletins informativos com pílulas de notícias e o outro, desenvolver rádio reportagens. Ou seja, você pode explorar o podcast de muitas formas diferentes.


Muita gente ouve


Passamos horas no trânsito, no treino da academia, ou mesmo na tarefa doméstica de acabar com aquela pilha de louça suja. Esses momentos fazem parte da vida de todo mundo e o podcast é uma boa ideia para fazer o tempo passar mais rápido, além de proporcionar uma forma de diversão ou de adquirir conhecimento.


Nos últimos anos, os podcasts consolidaram-se como uma das mídias de maior crescimento no Brasil e no mundo. Esse formato de conteúdo tem atraído uma audiência diversificada, oferecendo oportunidades únicas para criadores e marcas.


De acordo com a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o consumo de podcasts no Brasil continua em ascensão. O estudo revelou que 44% dos brasileiros ouvem podcasts regularmente. Esse percentual reflete a popularidade do formato no país.


Então, por que não aproveitar? Algumas dicas podem te ajudar a tirar suas ideias da cabeça e transformá-las em áudio.


Dicas


· Roteiro: Estruture um roteiro em tópicos, para dar vazão à espontaneidade e improvisos, e te manter dentro do assunto com começo, meio e fim.

· Espontaneidade: Lembre-se de usar o discurso coloquial, como uma conversa. É um formato que combina bem com a ideia de ser você mesmo e autêntico.

· Facilidade: Vocabulário fácil. Nada de cientifiquês. Se precisar usar um termo complexo, explique-o.

· Objetividade: Ordem do discurso direta. Seja objetivo. Não faça uso de apostos ou adendos, para não perder a linha de raciocínio.


Só tem vantagem


Uma série de vantagens faz do podcast uma boa escolha:


· Alcance Ampliado: Os podcasts permitem que marcas e criadores alcancem um público mais amplo e diverso.

· Humanização do seu negócio ou produto: Os podcasts ajudam a criar uma conexão mais pessoal e autêntica com o público, pois é um conteúdo que lembra uma conversa.

· Flexibilidade de Consumo: Os ouvintes podem acessar podcasts a qualquer momento e em qualquer lugar, seja durante tarefas domésticas, deslocamentos ou atividades físicas.

· Custo-Benefício: A produção de podcasts requer investimentos relativamente baixos em comparação com outras mídias, basta ter um celular e um fone de ouvido.


Você pode simplificar o processo de criação até que o projeto esteja maduro para transformar em um videocast.


Acesse no Instagram: @camila.aranha



Comments


bottom of page