Foto: Divulgação
Ariadne Cruz compartilha como nutrir o nosso bem-estar mental, incorporando práticas que enriquecem nossa alma e iluminam nossos dias
Os hábitos desempenham um papel fundamental em nossas vidas, moldando nossa rotina diária e, muitas vezes, influenciando nosso sucesso e bem-estar. Entre esses hábitos, existem aqueles que se destacam por sua capacidade de aprimorar e fortalecer a mente, ao compreender a importância destes e aprender como incorporá-los em nossas vidas, podemos cultivar uma mente mais aguçada e resiliente, preparada para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta.
Psiquiatra e psicogeriatra em Natal/RN, Ariadne Cruz traz uma abordagem humanizada e baseada em evidências. Além disso, ela se dedica a proporcionar bem-estar e qualidade de vida a seus pacientes. A médica compartilhou que a psiquiatria entrou em sua vida quando se deu conta da sua sensibilidade de se conectar com as pessoas para além do adoecimento físico.
Com o objetivo de semear o bem-estar mental para um envelhecimento pleno, Ariadne nos mostra a importância de hábitos saudáveis não só para a saúde física. Eles são como rotas neurais traçadas pelo cérebro, que, quando cultivadas de maneira positiva, podem criar um impacto duradouro na nossa clareza mental, criatividade e produtividade. Com o final de semana chegando, como posso aproveitar e estimular minha mente? A psiquiatra traz algumas dicas:
Ler Regularmente: A leitura estimula a mente, amplia o vocabulário e promove a criatividade.
Praticar Jogos: Como sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeça e jogo das diferenças desafiam e melhoram a sua mente.
Aprender algo novo: Adquirir um novo hobby, como por exemplo aprender a tocar um instrumento ou fazer um curso de pintura, são ótimas atividades que podem ser feitas no dia a dia e que ajudam a manter o cérebro ativo e criativo.
Para isso preciso ficar sozinho?
Jamais! Ariadne ressalta a importância de cultivar relacionamentos saudáveis e investir na interação social é fundamental para uma vida equilibrada e gratificante. Pegue um livro ou artigo e depois conte para alguém do que se trata e como foi a experiência, como se estivesse recomendando-o ou somente sair para socializar, encontrar amigos e familiares faz bem para a saúde mental tanto quanto para estimular o cérebro. A socialização desempenha um papel crucial na vida das pessoas em diversos aspectos, é uma parte fundamental do funcionamento humano e tem inúmeras importâncias, tanto para o desenvolvimento individual quanto para o bem-estar da sociedade como um todo.
Comments