top of page

Se encarar para conquistar uma expressão cada vez melhor

  • Foto do escritor: Camila Aranha
    Camila Aranha
  • 25 de fev.
  • 2 min de leitura

Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício
Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício

Camila Aranha - Artigo de Opinião


Recebo sempre mensagens de amigos e mentorados com o desafio de performar melhor no vídeo. Gravar vídeos é um desafio para muitas pessoas. Seja para redes sociais, apresentações ou treinamentos, a insegurança diante das câmeras pode travar até os mais experientes.


O print de tela que ilustra o artigo desta terça-feira, 25, é de um ao vivo que fiz na época que eu fazia ao vivo quase todo dia e trabalhava como repórter. Houve um ao vivo que eu chamei o Giovanni Spinucci de Giovana.


Errar diante da câmera é normal. Você não precisa buscar a perfeição no primeiro take. Aliás, errar faz parte do processo de aprendizado e até torna seus vídeos mais autênticos.


Pense nos seus vídeos favoritos. Quantos deles são absolutamente impecáveis? Provavelmente, o que te atrai neles não é a perfeição, mas a naturalidade e a espontaneidade do apresentador. Permita-se errar, corrigir e seguir em frente.


Muita gente trava porque não gosta da própria imagem ou da própria voz. Mas a verdade é que a única forma de superar isso é se expor e se acostumar.


Você se vê no espelho todos os dias, certo? Então, por que é tão estranho se ver em vídeo? O segredo é gravar, assistir, se analisar e, aos poucos, tornar essa experiência mais confortável.


Vergonha não paga boleto! Muitas vezes, o medo do julgamento alheio impede a produção de bons vídeos. Desenvolver a "cara de pau" significa não se preocupar excessivamente com a opinião dos outros.


Quem te critica está fazendo melhor do que você? Quem realmente importa para o seu crescimento está te apoiando ou apenas observando? Foco na sua evolução, e não no medo da exposição.


Outra recomendação que eu faço para todos que me pedem dicar é: aprenda a editar seus vídeos.


A edição começa antes mesmo da gravação. Um bom roteiro, uma estrutura bem definida e um texto bem escrito fazem toda a diferença no resultado final.


Você já tentou gravar um vídeo sem um roteiro e percebeu como é difícil? Escrever antes de falar ajuda a ordenar ideias, evitar repetições e tornar a mensagem mais clara e envolvente.


Melhorar a performance em vídeo é um processo contínuo. Quanto mais você grava, mais natural se torna. Errar faz parte, se ver na tela é questão de costume e desenvolver a ousadia de se expor é essencial. E lembre-se: um bom vídeo começa no texto. Escreva, grave, edite e publique. O importante é começar!



Acesse no Instagram: @camila.aranha

Comments


bottom of page